quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Confeitaria Martin Holandesa e a Capital Nacional das Flores- Holambra!



No último domingo (17), estive em Holambra para conferir a 36a Expoflora e, além de apreciar todo o charme da cidade e as mais belas flores cultivadas no Brasil, pude conhecer a Confeitaria Martin Holandesa, fundada em 1955 pelo casal de holandeses Martin e Diny Gerritsen, que produziam pães para atender às famílias de colonos que viviam na antiga Fazenda Ribeirão, emacipada só em 1991 como município de Holambra.
Tive que trazer pra casa!

A Martin traz o melhor das confeitarias holandesas entre bolachas, doces secos e gelados, bolos e tortas com algumas adaptações ao nosso clima tropical.
As "Speculaas", deliciosas bolachinhas de especiarias, são um sucesso mundial, principalmente por serem tipicamente servidas nas festas de Natal e de São Nicolau! Sua origem data do século XIX, em Amsterdã, quando um confeiteiro passou a usar uma mistura de especiarias que havia adquirido num galpão de importações.

Também quero destacar a Stroopwafel, também de origem do século XIX, na cidade de Gouda, atribui-se ao padeiro Geraldo Kamphuisen que fez de sobras de diversas bolachas e um pouco de xarope a mistura perfeita para ganhar o mundo!


Doce de Rosas
 Foto: Cleber Picciarelli 

Mas tão exótico quanto o sabor das Speculaas, é o Doce de Rosas, feito com uma camada fina de pão de ló, carolina de brigadeiro branco, mousse com essência de rosas e banhado no chocolate, é simplesmente divino! Eu estive em Holambra em 2009 e este sabor não saiu da minha memória!


Visitem esta confeitaria cheia de charme, sabores e perfumes e conta um pouco da história da cidade das flores.


Holambra, a Capital Nacional das Flores


Eu e minha mãe.
Foto: Cleber Pic.
Com o fim da Segunda Gerra Mundial,  muito estrangeiros saíram de suas terras para construir uma nova vida no Brasil em meados de 1948. Holandeses aportaram em nossas terras, pela segunda vez,  trazendo o que há de melhor em sua cultura e dessa vez para desenvolver a pecuária, acomodando-se na Fazenda Ribeirão, terras pertencentes à Jaguariúna, Artur Nogueira, Santo Antônio de Posses e Cosmópolis. Entretanto a criação de gado fora dizimada pelas pestes e só nos anos 1960 iniciaram o cultivo de flores e construiram a bela cidade que mais tarde, com a emancipação em 1991, tornou-se município de Holambra, ganhando em 2011 o título de Cidade Nacional das Flores, sendo responsável por 40% da produção brasileira.

A Expoflora, grande evento para comercialização de flores e produtos típicos está em sua 36a edição e atrai muitos turistas com apresentações de danças típicas, artesanato, restaurantes  e uma chuva de pétalas ao fim da tarde!


   


Como não se apaixonar por esta cidade? 

A 36a Expoflora vai até dia 24 de setembro, dá tempo de você conferir!

Foto: Cleber Picciarelli 

Agradecimentos à Adriana da Sereias Tur que nos levou para fazer este passeio especial!

Referências:

- Confeitaria Martin Holandesa 
http://martinholandesa.web2301.uni5.net

- Holambra: Um pedacinho da Holanda bem perto de você.
http://www.holambra.sp.gov.br/departamento/2/turismo-e-cultura.html

- SPECULAAS, HISTORY & FACTS. Sweetooth Design and Company
http://www.sweetoothdesign.com/cookie-speculaas

Nenhum comentário:

Postar um comentário