quarta-feira, 31 de maio de 2017

Brownies! Sucesso desde 1920!

Brownie é um bolo de chocolate de origem norte-americana. Seus primeiros registros datam do final no século XIX, mas a receita similar à que conhecemos hoje data de 1906 e se tornou popular a partir 1920!
Conta-se que uma mulher ao preparar um bolo se esqueceu de por o fermento e mesmo assim agradou a muitos.
Também há registros que o nome se refere à uma antiga história de duendes e nomearam o bolo com a cor que era característica daqueles seres.
Ao longo do tempo foram acrescentando à receita mais chocolate e nozes picadas, fazendo dessa gostosura uma pequena bomba de prazer ou simplesmente um pedacinho de carinho num fim de tarde ou a hora que lhe convidar.
Hoje já existem muitas variações de brownies, com chocolate branco, com doce de leite, menta, a criatividade impera na atualidade! Mas para hoje escolhi uma receita mais próxima da tradicional, só substituí as nozes por castanha de caju que fica tão saboroso quanto com um toque tropical!

Ingredientes:
170g de chocolate meio amargo picado
115g de manteiga derretida
25g de cacau em pó
3 ovos
200g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
140g de farinha de trigo
100g de castanhas de caju picadas

Preparo:
Derreta o chocolate picado em banho maria ou no microondas e acrescente a manteiga derretida misturando até obter uma consistência lisa.
Junte o cacau em pó e misture bem.


Acrescente os ovos um a um, eu gosto de misturar e bater com um fouet um pouco pra conseguir o máximo de leveza na massa (porque, vocês devem saber, o brownie não cresce muito, não vai fermento, já experimentei uma receita que levava fermento, mas não gostei do visual).
Depois junte aos poucos o açúcar, o extrato de baunilha e ao acrescentar a farinha de trigo, mais delicadeza possível.

Misture as castanhas de caju picadas e coloque a massa numa forma retangular média untada, a minha deve ter 20x30cm, leve ao forno preaquecido  por até 50 minutos ou até que ao espetar um palito, este saia limpo.

Deixe esfriar por uns 10 minutos para cortar os quadradinhos no tamanho que preferir. Esta receita rendeu 12 brownies aproximadamente, vai depender do tamanho que você quiser servir.

Estes brownies estão fazendo um sucesso na escola onde trabalho! Faça você também, pode servir com uma bola de sorvete de creme... vão pedir bis!


Um comentário:

  1. Aí que delícia sempre caprichosa, amiga faz um post sobre os bife cake já que está nos anos 20.
    Beijos

    ResponderExcluir